fbpx

Covid-19: os protocolos para uso de equipamentos e sistemas de ar condicionado pós-quarentena

Em meio à flexibilização do isolamento social nas cidades do território nacional, a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) lançou em 12 de junho documento com protocolos para uso dos equipamentos e sistemas de ar condicionado no pós-quarentena.

As medidas visam evitar a disseminação do novo coronavírus em ambientes fechados, sejam eles residenciais, comerciais, industriais, hospitalares, entre outros. O Brasil é o segundo país no mundo em número de casos de Covid-19 – são mais de 800 mil infectados pelo patógeno.

De acordo com a entidade, o documento foi redigido pelos engenheiros Arnaldo Parra, Charles Domingues, Itamar Lima, Leonardo Cozac, Marcelo Munhoz e Mario Canale. Eles representam os Departamentos Nacionais Técnicos, Qualindoor, Tratamento de Águas e Comissão do PMOC.

 

Uso Residencial

Para sistemas de ar condicionado em ambientes residenciais, o documento frisa a importância de manter os equipamentos limpos e higienizados. O usuário deve se lembrar de “limpar e verificar periodicamente o estado dos filtros de ar, e trocá-los antes do término de sua vida útil”.

Ainda sobre o uso a nível residencial, o documento sugere a instalação de dispositivos de renovação de ar em seu sistema de ar condicionado. Caso a medida não seja possível, recomenda-se a utilização dos equipamentos em modo ventilação. Neste caso, faz-se necessária a abertura de portas e janelas para assegurar uma ventilação natural do ar no ambiente residencial.

 

Uso Não Residencial

Já os protocolos para uso não residencial alertam para a necessidade de manter a ventilação em ambientes internos, ajustando a renovação do ar externo em maior vazão possível.

Entre as principais recomendações estão a atualização do Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC do Ar Condicionado -, limpeza e higienização de todo o sistema de climatização, sobretudo bandejas, sifões, serpentinas, ventiladores e dutos de distribuição de ar.

O documento também indica a manutenção dos sistemas em operação por um maior período de tempo, de modo que a qualidade do ar seja melhorada. Também cita como fundamental manter as salas de máquinas dos equipamentos limpos com restrição de acesso.

Em resumo, destaca-se a importância de monitorar constantemente a qualidade do ar interno, além de fazer as correções dos problemas identificados nos laudos, conforme Resolução da Anvisa.

 

Imagem ilustrativa para post sobre covid-19
Protocolos de prevenção à Covid-19 preveem medidas de manutenção adequada dos sistemas de ar condicionado

Segurança no Trabalho

Por fim, o documento lembra que os profissionais que realizam manutenção dos equipamentos e sistemas de ar condicionado devem utilizar EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual) adequados. Máscaras, óculos e luvas de borracha, vestimentas de mangas, calças compridas e sapatos fechados são alguns exemplos.

A Unitcold disponibiliza aqui o documento da ABRAVA com todas as recomendações para prevenção e combate à proliferação do novo coronavírus.

Logomarca Unitcold

Fale conosco
Telefone: (19) 3919-0010
E-mail: contato@unitcold.com.br

Endereço: Rua Ouro, 158
Recreio Campestre Jóia – Indaiatuba (SP)
CEP: 133347-120

Todos os direitos reservados • www.unitcold.com.br • 2020

Fale conosco
Telefone: (19) 3919-0010
E-mail: contato@unitcold.com.br

Endereço: Rua Ouro, 158
Recreio Campestre Jóia – Indaiatuba (SP)
CEP: 13347-120

Todos os direitos reservados • www.unitcold.com.br • 2020